Falta ou baixo desejo sexual

O que é?

Apesar de existirem muitos tabus em nossa cultura sobre o sexo, o mesmo é estimulado diariamente. Seja em músicas, comerciais, na novela, cinema ou propagandas, a todo tempo, recebemos mensagens com teor sensual/sexual.

Nesse contexto, muitas pessoas quando percebem que não sentem desejo sexual ou percebem uma diminuição do mesmo acabam sofrendo.

É importante que se reforce a ideia de que a falta de desejo só é um problema se causar sofrimento para a pessoa e seus relacionamentos. Caso esse seja o caso, avaliação e acompanhamento profissional são fundamentais.

O que causa?

São inúmeras as causas, incluindo fatores biológicos ou psicológicos. Desde o consumo de certos medicamentos até situações de estresse, insatisfação com o trabalho, com o relacionamento, conflitos constantes ou histórico de abuso sexual ou repressão sexual. Uma avaliação médica da saúde global da pessoa é indicada.

Como a terapia pode auxiliar?

Será feita uma avaliação da saúde psicológica da/o paciente, incluindo sintomas e sinais de psicopatologias, histórico de vida e capacidade para lidar com problemas/situações desafiadores. Com base nisso, um plano de tratamento é estabelecido em comum acordo entre terapeuta e paciente. Tenho à minha disposição um conjunto de conhecimentos em sexologia, hipnose e terapia EMDR, podendo, dessa forma, construir um plano de tratamento ajustado às necessidades de cada pessoa.

ARTIGOS

Verifique a disponibilidade de agenda enviando mensagem de WhatsApp

Marcos Roberto Alves de Carvalho
Sexólogo | Psicólogo (CRP 08 – 19155)

E-mail: psicodiversidade@psicodiversidade.com

Endereço:

R. Padre Anchieta, 2540 – Bigorrilho, Curitiba – PR, 80730-000

Este site não oferece tratamento e/ou acompanhamento imediato (s) para pessoas em crises suicidas. Em caso de crise suicida, por favor, entre em contato com o CVV pelo telefone 188 ou acesse o site http://www.cvv.org.br. Se tratando de emergência, procure atendimento no hospital mais próximo.

Digite seu e-mail e receba novidades!