Ejaculação precoce

O que é?

Um padrão persistente de ejacular em menor tempo do que aquele desejado pelo indivíduo.

O que causa?

Não se sabe exatamente as causas exatas para a ejaculação prematura (precoce). Porém, sabe-se que a serotonina, uma substância natural produzida por nosso corpo, tem um papel importante na ejaculação. Altas concentrações de serotonina aumenta o tempo até a ejaculação acontecer. Menor concentração diminui esse tempo, podendo levar à ejaculação precoce. Por isso que alguns médicos receitam antidepressivos que aumentam a disponibilidade de serotonina no cérebro para lidar com alguns quadros de ejaculação precoce.

Os fatores psicológicos que podem contribuir para a ejaculação precoce são variadas: desde alto nível de estresse, até quadros de depressão, passando por expectativas irrealistas sobre sexo, repressão sexual, vergonha do corpo e falta generalizada de confiança em si.

Como a terapia pode auxiliar?

A terapia sexual é uma forma de psicoterapia. Considerando o peso dos fatores psicológicos sobre os problemas de ejaculação precoce, na terapia será possível entender a fundo o problema. Serão avaliados, dentre outros aspectos, o nível de conhecimento da pessoa sobre o próprio corpo, suas expectativas quanto ao sexo, suas formas de se relacionar, ocorrência de psicopatologias (como depressão) e habilidades sociais.

O tratamento é feito sob medida para cada caso. É elaborado um plano de tratamento junto com o paciente, com objetivos estabelecidos. Sabendo-se da importância dos pensamentos, sentimentos e emoções sobre esse tipo de problema, o paciente terá a possibilidade de aprender a identificar e alterar estados internos que vivencia, facilitando a resolução do problema. São utilizadas a hipnose e a terapia EMDR para facilitar o processo, a depender de cada caso.

ARTIGOS

Verifique a disponibilidade de agenda enviando mensagem de WhatsApp

Marcos Roberto Alves de Carvalho
Sexólogo | Psicólogo (CRP 08 – 19155)

E-mail: psicodiversidade@psicodiversidade.com

Endereço:

R. Padre Anchieta, 2540 – Bigorrilho, Curitiba – PR, 80730-000

Este site não oferece tratamento e/ou acompanhamento imediato (s) para pessoas em crises suicidas. Em caso de crise suicida, por favor, entre em contato com o CVV pelo telefone 188 ou acesse o site http://www.cvv.org.br. Se tratando de emergência, procure atendimento no hospital mais próximo.

Digite seu e-mail e receba novidades!